Centro Estudos em Agronegócio- GVAgro

O agronegócio é, individualmente, o setor mais relevante da economia brasileira.Responsável por mais de 30% do PIB e por aproximadamente 80% do saldo comercial, o agronegócio avança a cada ano conquistando mercados em todas as regiões do planeta.

O país é hoje o maior exportador mundial de açúcar, álcool, laranja, soja, frango, carne vermelha, café, fumo. É importante exportador de carne suína, madeira, camarão, frutas tropicais. O agronegócio brasileiro caracteriza-se, portanto, pela forte inserção internacional, pelo alto nível tecnológico, pelas claras vantagens comparativas.

Entendendo a importância estratégica do setor para o país e a necessidade de sempre avançar na pesquisa e na formação de recursos humanos, a Fundação Getulio Vargas julgou necessário criar um centro de excelência que possa contribuir para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Esse centro, o GV Agro, pautará sua atuação baseada nos princípios que norteiam a Fundação Getulio Vargas desde sua criação, de contribuir para o desenvolvimento do Brasil com excelência e inovação.


Objetivo
O principal objetivo do GV Agro é o de buscar a excelência no entendimento das principais questões ligadas ao agronegócio brasileiro, produzindo, como conseqüência, conhecimento relevante à sociedade brasileira e apoio às ações dos atores públicos, privados e do terceiro setor. Por sua estrutura e propósito, o GV Agro posiciona-se como um 'think tank' voltado ao agronegócio brasileiro e seu desenvolvimento. Como tal pretende participar da discussão da agenda de políticas públicas e privadas pertinentes ao setor.


Atividades
O GV Agro será constituído por 4 grandes áreas de atuação que permitirão, simultaneamente, atender a demandas específicas e criar equipes de trabalho complementares, possibilitando maximizar o conhecimento acumulado no centro de agronegócio.

  1. GV Agro Pesquisa
    O GV Agro Pesquisa será constituído por dois tipos de pesquisadores. O primeiro é o de pesquisadores em dedicação integral, encarregados das atividades de rotina do centro, de pesquisa permanente e de coordenação de redes de pesquisadores. O segundo será formado por um grupo de pesquisadores associados, compostos por consultores e pesquisadores de outras instituições, que podem se integrar à pesquisa permanente e a projetos temporários que exijam competência específica. Com essa configuração, esperamos atingir os níveis de flexibilidade e eficiência requeridos pelos diversos produtos do GV Agro. A definição dos temas que orientam as ações do centro decorrem de demandas do setor produtivo, particularmente daqueles representados pelas associações empresariais, de membros da comunidade de pesquisa e da FGV-EESP.
  2. GV Agro Comunicações
    As principais publicações do GV Agro são:
    • Revista Agroanalysis: revista de grande circulação, voltada aos atores privados, públicos e do terceiro setor. Traz acompanhamento permanente de mercados e de indicadores de comércio, produtividade e aspectos gerenciais, assim como o tratamento de temas correntes de relevo ao agronegócio.
    • Textos para Discussão: reúne resultados de pesquisas de livre acesso, com o objetivo de fomentar o debate e disseminar o conhecimento.
  3. GV Agro Cursos
    O GV Agro deve responder à demanda do setor produtivo, auxiliando a Escola de Economia de São Paulo, no desenvolvimento de cursos de educação continuada voltados à contínua qualificação dos recursos humanos do agronegócio brasileiro. Atualmente, o GV Agro já desenvolve cursos de longa duração atendendo vários estados do país. Com a dupla finalidade de disseminar o conhecimento e aproximar os atores e pesquisadores envolvidos com o agronegócio brasileiro, o GV Agro realizará seminários temáticos, voltados à discussão dos assuntos de maior expressão conjuntural e, sobretudo, de longo prazo.
  4. GV Agro Projetos de Consultoria
    É também princípio do GV Agro disponibilizar para as empresas, ONG’s e entidades governamentais sua expertise e capacidade de gerir redes de pesquisadores. Para tanto, o GV Agro abre espaço para realização, no âmbito da FGV Projetos, de projetos de interesse específico dessas organizações.

Linhas de Pesquisa
A definição dos temas que orientam as ações do centro decorrem de demandas do setor produtivo, particularmente daqueles representados pelas associações empresariais, de membros da comunidade de pesquisa e da FGV-EESP.


Pessoas
Coordenador do GV Agro: Prof. Roberto Rodrigues
Gerente Executivo: Cecília Fagan Costa
GV Agro Pesquisa:
Prof. Paulo Furquim de Azevedo ,
Prof. Alexandre Mendonça de Barros
GV Agro Comunicações: Antônio Carlos Aidar, Luiz Antônio Pinazza
GV Agro Cursos: Prof. Roberto Perosa Junior
GV Agro Projetos: Cecília Fagan Costa


Contato
A/C Michele Joaquim
Rua Itapeva, 474 - 10° andar
01332-000 - São Paulo - SP
tel.: 11-3799-3645
e-mail: gvagro@fgv.br

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

Publicações